segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Combate ecológico ao mosquito da dengue

O uso dos inseticidas convencionais logicamente pode ser prejudicial, pois a maior parte dos inseticidas oferece riscos ao meio ambiente, principalmente pela poluição da água, gerando impácto nos ecossistemas. Além se serem muitos são tóxicos, contaminando alimentos e oferecendo riscos à saúde humana. Portanto, para combater mosquetos que geram real desconforto ou até mesmo, no caso do Aedes Aegypti, podem transmitir doenças, devemos encontrar alternativas ecologicamente corretas, gerando menores riscos e degradação.

E que tal uma armadilha?
A poucos dias recebemos um e-mail da Designer Rosane Regis, que reside em Pirenópolis-GO, com uma boa idéia, uma simples armadilha para mosquitos.

Material:
200ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado )
1 garrafa PET de 2 litros.

Modo de preparo:
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guarde a parte do gargalo;
2. Misture o açúcar mascavo com água quente e deixe esfriar. Após esfriar despeje a mistura na metade de baixo da garrafa;
3. Acrescente a Levedura. Não há necessidade de misturar. A levedura criará dióxido de carbono;
4. Coloque a parte do gargalo da garrafa em forma de funil dentro da outra metade da garrafa, virada para baixo;
5. Cubra a garrafa com algum revestimento preto, menos a parte superior, e deixe em algum canto de casa, e em semanas, retirando o revestimento, poderemos ver grande quantidade de mosquitos mortos dentro da garrafa.
Esse método, aliado a higiene local e a retirada dos criadouros do mosquito, pode ajudar no combate a Dengue em escolas, creches, hospitais e residências.



Agradecimento:
Rosane Regis - Designer
R. 24 de Outubro, nº 20.
Centro Histórico - Pirenópolis/Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário