quarta-feira, 22 de setembro de 2010

22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro (Car Free)

No dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o “Dia Mundial Sem Carro”. A mobilização é uma reflexão sobre a dependência e o uso indiscriminado dos automóveis. A idéia principal é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro, ou se possível, substituí-lo por outro meio de transporte. A Bicicleta surge como uma alternativa para as grandes cidades.
Mas isso nos leva a uma outra reflexão. Como o poder público tem se colocado quanto a questões desse tipo?
Em algumas cidades a idéia realmente gera um excelente efeito. Com as pessoas mudando seu habito, mesmo que seja por um dia. No Rio de Janeiro, o estacionamento de veículos motorizados estará proibido em trechos de 29 vias, entre ruas, avenidas e praças do centro. Já em Brasília, que tem uma região metropolitana caracterizada pela não-conurbação entre as áreas demográficas; péssimo sistema de transporte público; e transito agressivo e violento; não observei grande repercussão da data.
Alguns de nossos membros tem que se deslocar mais de 50km para poder colaborar com as ações da Movimente. O custo da passagem no DF é absurdo. Assim lembramos que teremos eleições daqui a poucos dias e devemos ser incisivos na cobrança e fiscalização dos representantes que forem eleitos quanto a aplicação de verba para melhorar o transporte público. O Estado tem o dever de garantir um transporte de qualidade.
Viaduto por viaduto, são 9mil carros que entram em circulação nas ruas do DF todos os meses. Assim o transito de Brasília só piora.

Clique para obter mais informações sobre o "Car Free"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário