quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os 33 mineiros soterrados

"Em San José, que fica a 800km de Santiago, no deserto do Atacama, um desmoronamento deixam desaparecidos mais de 30 mineiros."
Talvez no dia 5 de Agosto, essa fosse uma notícia "internacionalmente" corriqueira para nos, se não fosse o fato averiguado em 22 de Agosto: Os 33 mineiros estavam vivos a 622 metros de profundidade!

Expanda o post e veja tudo sobre o soterramento, os preparativos do resgate, as adversidades físicas e mentais, além de uma nota da Movimente sobre... o que cada tracer deve aprender com esse fato!
Com a constatação, o Chile montou uma grande e cuidadosa operação de resgate que, inicialmente, levaria no mínimo 4 meses. Para se manter vivos, "os 33" receberam alimentos e água por meio de pequenos túneis de 10 a 30cm. A situação de sobrevivência erá tão adversa que, para a manutenção as das vidas dos 32 chilenos e 1 boliviano, reclusos na sala de emergência, com espaço limitado a 25 metros quadrados, a NASA foi chamada para auxiliar com alimentação e preparação física especial para que eles pudessem suportar o resgate.
O desgaste físico pela perda de massa muscular, pouco oxigênio e o calor era uma grande dificuldade. Eles poderiam enfrentar temperaturas de até 34°C. Nessa condição, cada um deveria tomar 4 litros de água por dia para manter-se hidratado. Outro problema seria o dano psicológico gerado pelo tédio e depressão eminentes. Para combater isso os mineiros deveriam, ligar as luzes de dia e apagá-las à noite para manter o foco e a noção de tempo. Deveriam também se organizar com o trabalho de limpeza quanto a seus próprios dejetos, evitando possíveis infecções.
Vários itens foram enviados pelos dutos de comunição, como roupas térmicas, toalhas, meias com fios de cobre que os protegem de infecções por fungos e bactérias, camas desmontáveis, DVDs, MP3 players, e vários consoles PSP da Sony. Tudo para entretê-los, aliviando a tensão e reduzindo os fortes sinais de depressão apresentados principalmente por 5 deles.
Foi feita a instalação de um sistema de fibra ótica, para obter sinal de áudio e vídeo, gravando os mineiros 24 horas por dia. Essa medida de segurança pretendia, além de ajudar na comunicação, descobrir rapidamente qualquer possível problema, como por exemplo, o aumento do fluxo de água no túnel.
O Resgate
Como havia grande possibilidade de novos desabamentos, a única solução encontrada foi perfurar um novo túnel. Assim a escavação avançou entorno de dez metros de profundidade por dia.
Uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena, seria a responsável pelo transporte dos trabalhadores. A cápsula tem 4 metros de altura e 450 quilos. Possui tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia. Após a colocação de um revestimento metálico no local onde há maior probabilidade de queda de pedras, o que dificultaria o resgate, e a realização de testes para comprovar que a subida da cápsula de resgate seria segura, finalmente foi iniciado o resgate na terça-feira, dia 12 de Outubro. Como a subida dura cerca de 15 minutos, e o tempo estimado de retirada entre um homem e outro será de uma hora, o tempo total de resgate será de 36 horas. Quatro socorristas foram ao encontro do mineiros para ajudá-los com o uso da cápsula e das roupas feitas de material especial, luvas, e óculos escuros para que não sofram danos visuais devido ao tempo na escuridão. O governo promete que após o resgate, os operários receberão tratamento psicológico para ajudá-los a se recompor da experiência traumática depois de mais de dois meses soterrados a 622 metros de profundidade.
"Os chilenos estão muito preparados; os mineiros fizeram muito por si, se organizaram para sobreviver", disse em entrevista à TV Nasa o Dr. Michael Duncan, médico e chefe da missão.

Nota aos Tracers
Agora pare e se imagine nessa situação! Tente vivenciar em sua mente a escuridão de 622 metros abaixo da superfície, dividindo um espaço de 5m por 5m com 32 colegas, junto com urina e fezes. Junte a isso o medo de algum novo desabamento. Como viver assim por 70 dias?
O inesperado é algo assustador, e vivenciar tal situação em nossas mentes por alguns segundos é terrível. Em absoluto, esses homens são guerreiros! Seus corpos e mentes, mesmo que não tão bem preparados, estão enfrentando a adversidade de forma gloriosa.
Você pode até ser extremamente ágil, ou muito forte, ou super flexível. Mas se na hora da adversidade você não tem a atitude de um tracer... ou melhor, a atitude de um homem de verdade, qual o valor de tudo isso? Qual o SEU real valor? É no momento da adversidade que se divide os meninos dos homens de verdade. Muitos dentro do parkour tem que aprender essa lição com “os 33”!
Esperamos de coração que corra tudo bem. Comemoração completa, só quando acabar o resgate.

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário