sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Domingo começa o Horário de Verão 2010/2011

O horário de verão 2010/2011 começará a meia-noite de Sábado para Domingo, ou seja, 00:00h de 17 de Outubro de 2010. Logo, nós do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, antes de deitar na noite de Sábado, iremos adiantar o relógio em 1hora.

Se você está, como eu estou, indignado porque na próxima segunda terá que acordar mais cedo, expanda o post e entenda a importância desse terrível horário.
O princípio do horário de verão é a adaptação de nossas atividades, principalmente o consumo de energia elétrica, ao melhor aproveitamento da luz do Sol. No hemisfério norte, devido a latitude das porções de terra, há grande alteração no consumo de energia. Pois no verão pode haver claridade até as 20 ou até mesmo 22 horas. Já nos países tropicais e equatoriais a incidência da luz solar é muito uniforme durante todo o ano. Assim, não há muita vantagem na adoção do horário de verão.
Atualmente, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. O Brasil é o único pais equatorial que ainda faz uso dessa medida, que segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), não visa a economia, mas a segurança do sistema, que no verão sofre com o aumento da demanda por volta das 18h, quando é acionada a iluminação pública e as pessoas retornam para seus lares, ligando luzes, TV’s, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc.
O horário de verão gera um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho.
O horário de verão entrará em vigor no que chamamos de “Centro-Sul” (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil) e encerrará as 00:00h de 20 fevereiro de 2011,  um Domingo.
Informações:
http://www.ons.org.br/
http://www.zenite.nu/
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/813917-horario-de-verao-comeca-no-proximo-fim-de-semana-relogios-devem-ser-adiantados.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário