quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conheça o Projeto Filosofança!

Amanhã a Movimente completa 3 meses de atividades! E para comemorar, vamos conhecer um pouco sobre um excelente projeto que têm ideais equânimes a visão da Movimente, e estará ao nosso lado nessa caminhada que foi iniciada a 90 dias, o projeto FILOSOFANÇA. O Filosofança busca a utilização da filosofia e da dança no contexto educacional para a construção da autonomia intelectual, corporal e moral do aluno e para a Educação Estética. De acordo com a teoria de Duarte Junior (2008), a educação estética é a formação de pessoas mais sensíveis à sua condição humana e à sua realidade através da Arte, levando-as a pensar de forma crítica o contexto em que estão inseridas. Os resultados concretos alcançados pelo Filosofança, desde o seu início em março de 2007, encorajam-nos a investir cada vez mais no projeto e na pesquisa que o acompanha, para que consigamos definir quais os elementos fundamentais para uma formação consistente e libertadora dos adolescentes e das crianças de hoje. O projeto busca a imersão do jovem no contexto em que vive (no vivido), porque acreditamos que o homem constrói cotidianamente o seu mundo: ele é um fenômeno que se revela e significa o seu mundo à medida que vive. Nesse sentido, a busca do aluno será pelo movimento autêntico, por sua forma de expressão única e individual, por sua maneira de dançar, correspondente à sua maneira de ser, às suas escolhas, ao seu mundo, que é dinâmico. O objetivo do Filosofança é traduzir no corpo um pensamento, ou melhor, o que o aluno pensa, a sua concepção de mundo.

Me chamam de Dili, sou professora de Filosofia e de dança (várias), moro em Brasília, sou bailarina desde os 3 anos de idade, atualmente danço na Anti Status Quo Cia de Dança. Sou a criadora e diretora do Projeto Filosofança, iniciado em março de 2007, que acontece em São Sebastião-DF, com adolescentes e pessoas da comunidade. Tudo o que fazemos no projeto é criação coletiva, não temos patrocínio, mas uma imensa vontade de dançar, criar e conquistar tudo que pudermos, independente das dificuldades. O objetivo do trabalho é conduzir e auxiliar os jovens na construção de sua AUTONOMIA (entendida no sentido mais amplo possível), através da Filosofia e da dança (movimento, não importa a técnica utilizada).
Buscamos definir o nosso método - o Filosofança!
Texto escrito e postado no blog do projeto pela professora Dili, em 11 de janeiro de 2010.

Gigliola Mendes, ou Dili, é a criadora e diretora do Projeto Filosofança, desde março de 2007. A Movimente conta com seu apoio e certamente a troca de informações e experiências será enorme! Seja bem vinda Dili!

Blog: http://projetofilosofanca.blogspot.com/
Email: filosofanca2007@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá.
    Sou Priscila Araújo, ou Pri, se preferirem...
    Sou integrante do projeto Filosofança e, ao ler e comentar no último post do blog, vi um comentário de Fillipe Ramos que me interessou muito pelas questões levantadas. Duas palavras me fizeram pegar o link deixado no comentário e colocar na minha barra de endereço do computador: AÇÃO e ATITUDE.
    Achei muito interessante o projeto de vcs, confesso que me identifico muito com pessoas que se importam não apenas com o capital, mas também o socail da humanidade.

    Bom, só queria deixar um oi, e dizer que estou a disposição para ajudar, se necessário...

    Beijos dançantes e pensantes...
    Beijos filosofantes...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela divulgação do projeto e pelas boas vindas. Podem contar comigo sempre!!! Estarei ao lado da MOVIMENTE em todas as ações que eu puder e, certamente, todo o Filosofança também irá se engajar nessa luta. Beijos filosofantes, Dili.

    ResponderExcluir