domingo, 31 de outubro de 2010

E as fibras?


Pois é galera, e as fibras? Eu sempre vejo varias pessoas falando sobre a importância dos caboidratos, das proteínas, de o quanto é importante manter uma alimentação saudável, não só para o parkour ou para as atividades físicas, mas também para o dia a dia.
Segundo uma frase que eu ouvi no Podkast com k 006 sobre nutrição, “macarrão antes e picanha depois”, ou seja carboidratos antes e proteína depois...mas e as fibras?

Então vamos lá! (para ler, clique ou expanda a postagem)
A fibra é um dos componentes dos alimentos vegetais que, nos seres humanos, não pode ser digerida e tendo valor nutricional quase nulo. Porém, esse nutriente é muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e diabetes, sem contar que as fibras normalizam nossas funções gastrointestinais
Com auxilio das fibras podemos consegui um desenvolvimento cardiovascular um pouco mais elevado, pelo fato de que as fribras são capazes de diminuir o nível de gordura “ruim” no coração, nas veias e arteriais. O que é ótimo para a pratica de parkour que exige muito da nossa resistência e de nossa circulação.
As fibras também regulam o excesso de carboidratos na circulação. Caso sua alimentação seja composta de muito carboidrato, as fibras podem te ajudar a não ficar gordinho. Com um treino forte de parkour, um treino de força ou um treino de técnica que dure mais de 2h, podemos contar com as fibras para uma regulação da insulina no sangue, evitando o uso muito rápido da glicose. Essa é aquela sensação de ter muito “gás” no inicio do treino e a “moleza” no fim do treino. As fibras ajudam a regular o excesso de glicose, evitando um início de diabetes.

Veja algus alimentos ricos em fibras são:
Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço
Vegetais: couve, repolho, agrião e beringela
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

Bom apetite e bons treinos!

Um comentário: