terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nosso querido amigo, o joelho

Como todos sabem o joelho é o nosso grande amigo, não só nas praticas de parkour, mas em todo o nosso dia a dia, pois sem ele seriamos obrigados e nos arrastar em uma cadeira de rodas ou ficar confinados sobre uma cama.
Mas o que a maioria de nós não sabe é como funciona um joelho? Como as lesões no joelho aparecem? E como trata-las?


Nesse post vou falar um pouquinho sobre isso pra vocês, de forma simples e dando a minha visão sobre o assunto, afinal não sou médico ou fisioterapeuta.
He he.
Então vamos lá! (para ler, clique ou expanda a postagem)



 Com todos esses itens funcionando perfeitamente nós temos um joelho preparado pra fazer qualquer coisa, porem no parkour, e não só no parkour, precisamos mais que componentes perfeitos, precisamos de força, técnicas e preparação física. Então se você acha chato ficar fazendo 10 minutos de “cadeirinha”, 500 agachamentos, 6Km de corrida ou 1000  plantares, pode ter certeza que seu joelho vai ser danificado mais cedo ou mais tarde e isso é extremamente serio.
As lesões que podem surgir em um joelho são lesões de meniscos, lesões de ligamento e deslocamentos da patela.
Os meniscos são pequenas estruturas em disco que tem a função de absorver os impactos e permitir que os ossos se articulem diminuindo os desgastes da cartilagem. As lesões que podem surgir nos meniscos(cada joelho possui dois) são as rupturas. A ruptura total que pode ser apenas do menisco ou junto com os ligamentos, e nesse caso precisa-se de cirurgia. Outro caso é a ruptura parcial que pode ser regenerada sozinha com o fluxo sanguíneo.
Os ligamentos trabalham juntos dos meniscos, e suas lesões consistem em estiramento que compromete a mobilidade da articulação, e a ruptura total do ligamento, nesse caso precisa-se de cirurgia, e tem casos que ate com a cirurgia não acontece a regeneração total do ligamento. Qualquer lesão em um ligamento deve ser tratado com muita importância exigindo fisioterapia para uma reabilitação ideal.
E por fim temos o deslocamento da patela, essa lesão ocorre quando o joelho está dobrado e a pena sofre uma força de “rotação para fora”, essa lesão pode ser vista com a deformidade instantânea da estrutura do joelho,e pode ser resolvida com uma anestesia simple
 s no local e com o processo de recolocação da patela em seu devido lugar.
Em fim podemos sempre contar com o nosso joelho para nossas praticas diárias, mas será que estamos cuidando bem dele? Isso é o que cada um de nós devemos pensar e começar a observar sempre que formos treinar.
Treinar é importante mas a saúde é prioridade!
Bons treinos!
O joelho é uma articulação composta pelo osso fémur (osso da coxa) e o osso tíbia (osso da perna), a junção desses ossos se dá pelas estruturas de suporte, como os ligamentos, a patela que também é um osso e os meniscos que garantem a estabilidade da articulação.

2 comentários:

  1. Òtimo texto meu querido! E se todos soubessem o quanto o joelho é importante e suas lesões frequentes no parkour, TODO MUNDO cuidaria do seu!

    ResponderExcluir
  2. Joelho é uma coisa que me preocupa muito!
    Tento cuidar muito bem do meu para nunca ter que me despedir do parkour.
    Prefiro ir avançando aos poucos e manter meu joelho saudavel do que aprender 1000 técnicas de uma só vez e nunca mais correr.

    ResponderExcluir